domingo, 27 de dezembro de 2015

Sou apaixonado pela região do Tatuapé

Alguns amigos dizem que o mercado imobiliário estragou o Tatuapé, mas penso que, apesar da acentuada verticalização sofrida nos últimos anos, a região ainda reserva muita tranquilidade e, principalmente, muitos bares e restaurantes, que contribuem para conferir ainda mais charme e dinamismo.

Estação Tatuapé: três linhas de metrô, dois shopping centers, dois terminais urbanos e serviço de ônibus suburbano para o aeroporto. Tudo integrado

O principal problema no bairro do Tatuapé (ou na Vila Gomes Cardim, para ser mais preciso) é que o viário da região recebeu poucos ajustes ao longo dos anos. Ainda assim, vislumbro um bonde moderno (VLT) ou ainda, um serviço circular com ônibus movidos a bateria, silenciosos e circulando 24 horas, porém, ideias à parte, hoje o bairro é servido por várias linhas de ônibus, principalmente por aquelas linhas do Sistema Local da SPTrans, popularmente chamadas de lotação, em referência ao antigo transporte clandestino, feito com Kombis, Topics e Bestas, que em meados no novo milênio, deu lugar a cooperativas com ônibus de pequeno e médio porte (micro e midi).

Micro-ônibus na Praça Cel. Sandoval de Figueiredo, nas imediações do Shopping Metrô Tatuapé

O zoneamento, bastante permissivo, facilitou transformações que resultaram numa paisagem que mistura grandes edifícios, alguns verdadeiros clubes privados e isolados da vida urbana (um péssimo modelo, diga-se de passagem) e pequenos sobrados compondo a quase totalidade de ofertas de comércio e prestação de serviço. Oferece-se de tudo um pouco, uma verdadeira sub-centralidade, ou seja, pode não ser uma Vila Olímpia, mas também passa muito longe de ser um bairro dormitório. Com as ruas dispostas em xadrez na face sul da estação, caminhar fica muito mais fácil, especialmente quando você constrói um mapa cognitivo das ruas mais importantes.

Recomendo a todos que reservem um tempo para conhecer os parques da região, como o CERET, já no Jardim Anália Franco e experimentar os restaurantes, como a gelateria Marco Polo, o fast-food mexicano La Buena Onda e a hamburgueria Garage Burger. Opções mais boêmias estão disponíveis nas ruas Coelho Lisboa, Itapura e Emília Marengo.

Visitar o CERET é sempre um programa agradável

Usando os trens da Linha 11-Coral da CPTM, é possível chegar no Centro de São Paulo em aproximadamente 15 minutos. Para compras populares, ainda com a CPTM, é possível acessar facilmente bairros como Brás e São Miguel Paulista, importantes no nicho em questão.

Rua Emília Marengo: conta com bares e serve como porta de entrada para o Jardim Anália Franco, além de estar conectada à Rua Itapura


Fica aqui o convite! Nem só de bairros como Pinheiros vive o morador de São Paulo!

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