A tese legendava uma figura com a seguinte descrição:
Centro empresarial tem calçadas largas e ambiência agradável.
Ao lado, um parágrafo destacava a viabilidade dos deslocamentos a pé, importante característica para mim, que não dirijo:
Edifícios residenciais e corporativos, bancos, shopping centers, restaurantes, comércio e serviços variados criam um polo de atratividade, e o fluxo de pedestres composto pela população flutuante e moradores dos edifícios próximos cria uma atmosfera de bairro, sendo possíveis os deslocamentos a pé. Por essa razão, nessa região as calçadas são largas e funcionais. A fiação é subterrânea.
Tem tudo pra ser uma boa experiência, pensei!
Aproveitei que não precisava ir à faculdade naquele dia e fui até a estação depois do expediente. Para quem não conhece, a General Miguel Costa está localizada bem na divisa de Osasco com Carapicuíba.
Para acessar Alphaville, usei a linha 496 da EMTU. Foi uma viagem relativamente tranquila, além disso, eu me planejei para usufruir do benefício da integração EMTU-CPTM, economizando R$ 1,55, assim, fica a dica: considere usar o BOM já ao embarcar na CPTM, pois quando pagar com o Cartão BOM o ônibus da EMTU, você terá o desconto.
Usando o Trafi para visualizar as opções de transporte coletivo disponíveis |
Depois de comer e andar um pouco por algumas das alamedas do centro empresarial, decidi entrar no Centro Comercial Alphaville (CCA), que pode ser resumido como um centrinho comercial com ruas bem estreitas e pequenos jardins.
Um exemplo do que eu encontrei no CCA |
Dentro dele, notei muitos imóveis para alugar, aparentemente resultado da chegada de shoppings e edifícios mais modernos, o que me deixou um pouco preocupado, porém, não percebi sinais de degradação ou abandono, tudo estava impecável.
Foi o lugar mais tranquilo de todo o passeio. Praticamente sem o ruído provocado pelos automóveis e sem grandes preocupações para andar. Apesar de os motoristas pararem para os pedestres nas faixas não-semaforizadas sem precisar implorar, um ambiente só para pedestres não tem comparação, é sempre melhor.
Um dos mapas disponíveis dentro do CCA |
Se do lado de fora do CCA as ruas e avenidas são denominadas alamedas, dentro dele as pequenas ruas e vielas são denominadas calçadas, cada uma recebendo o nome de uma flor diferente. Como são muitas as calçadas, os mapas localizados em diferentes pontos são uma mão na roda. Dentro do Centro Comercial Alphaville existem diversas opções para alimentação, além de bares, que se somam ao comércio e prestação de serviços.
Finalizo dizendo que, sem dúvida alguma, Alphaville constitui uma importante centralidade para toda a Sub-região Oeste, que atrai profissionais não só da Grande São Paulo, mas também do interior. O centro empresarial é realmente amigável para o pedestre e o CCA surpreende pelo ambiente bem cuidado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário