domingo, 27 de dezembro de 2015

Calçadão de Osasco: a 25 de Março da Sub-região Oeste

A 25 de Março, famosa rua de comércio popular da capital paulista, é praticamente impossível de não ser mencionada em diversas datas ao longo do ano. Não seria, aliás, exagero dizer que é bem movimentada praticamente o ano inteiro.

Mas o que muitos não sabem é que, depois da 25 de Março, logo vem o calçadão de Osasco. Veja só um trecho da reportagem Osasco também tem a sua '25 de Março' do Diário de S. Paulo:

Considerado o segundo maior comércio do país, só perdendo para a Rua 25 de Março, na capital, o calçadão no centro de Osasco receberá, até o Natal, cerca de dez milhões pessoas, de acordo com a Aceo (Associação Comercial e Empresarial de Osasco). São mais de 500 mil pessoas circulando diariamente na Rua Antonio Agu e região, entre as 200 lojas do Osasco Plaza Shopping e as mais de 1,5 mil  espalhadas pelas ruas.

Rua Antônio Agú, sinônimo de calçadão

Diversas linhas de ônibus municipais e intermunicipais atendem o calçadão, que conta com baias para ônibus nas duas faces da Estação Osasco, que por sua vez, recebe os trens das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da CPTM.

Cronometrei e uma viagem entre as estações Sé e Osasco leva aproximadamente 35 minutos. Para quem vive ao longo da Linha 9-Esmeralda e busca comércio popular, fugindo dos badalados (e caros) shoppings da região, pode ser mais cômodo (e divertido) acessar o calçadão em Osasco do que apostar no Largo Treze, na região de Santo Amaro.

Um ponto alto do calçadão no Centro de Osasco são os carrinhos de cachorro quente. Há quem diga que é obrigatório comer neles ao visitar a cidade, contudo se você não gosta de comida de rua, não se preocupe, existem outras opções de alimentação, como a Casa do Pão de Queijo e as redes de restaurantes e fast-food no Osasco Plaza Shopping, tudo fácil de acessar e muito perto da Estação Osasco.

Osasco Plaza Shopping (esquerda) e comida de rua (direita). Você escolhe!

Para quem pedala, vale lembrar que é proibido circular com as magrelas na região do calçadão, porém, a estação da CPTM conta com bicicletário coberto.

Quando visitei o calçadão, em dezembro de 2015, preferi comer no Shopping União de Osasco, um dos maiores que já conheci e com uma ampla praça de alimentação. Como já havia comprado uma cota do Bilhete Único Semanal, não precisei me preocupar com o fato de andar apenas uma estação (para acessar o Shopping União de Osasco, desembarque na Estação Presidente Altino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário