domingo, 27 de dezembro de 2015

Tudo começou em Mogi das Cruzes

Meu primeiro post vai falar um pouquinho sobre uma cidade localizada no Alto Tietê, na Sub-região Leste da Grande São Paulo.

Mogi das Cruzes é uma carismática cidade, localizada no final da Linha 11-Coral da CPTM. Seu clima, muitas vezes ameno, sua simpática área central e a característica de cidade-satélite, com relativa independência econômica da capital, me fizeram perceber a Região Metropolitana de São Paulo de uma forma mais "solta", enxergando que São Paulo não é o único grande centro da metrópole e que, mesmo em São Paulo, existem diversos centros que concentram os principais empregos e redutos gastronômicos, culturais etc.

Foto da Praça dos Enfartados
Praça dos Enfartados, no Parque Monte Líbano

Há mais de uma década tenho parentes vivendo em Mogi das Cruzes, mas só de uns anos pra cá comecei a explorar melhor a cidade, levando até amigos para comer alguma coisa e jogar conversa fora, fugindo da rotina e, de certa maneira, fugindo também de São Paulo.

Em conjunto com a Zona Leste, conectada a Mogi das Cruzes também pela Linha 12-Safira da CPTM, os deslocamentos são encurtados. Em conjunto com o centro de Suzano (que concentra um grande polo comercial), mesmo o acesso à Zona Leste de São Paulo pode ser evitado ou feito apenas se realmente houver interesse.

Outros atrativos de Mogi são: facilidade de acesso a Bertioga e Vale do Paraíba, presença de hotéis de grandes redes e potencial turístico (a cidade é atendida pelo Expresso Turístico da CPTM e conserva distritos como Sabaúna).

Nenhum comentário:

Postar um comentário